terça-feira, 13 de abril de 2010

Viva a Morcela!

Com a devida vénia, mas sem autorização, transcrevo um texto de Américo Rodrigues, publicado no Blogue Café Mondego e no jornal da Associação Activa da Castanheira

Há tempos escrevi este texto, a pedido do jornal da Castanheira. Em louvor da morcela:

"O anjo é da Guarda. O ar da Guarda é o melhor de Portugal. Mas a morcela da Guarda é a melhor do Mundo. Todos sabemos disto há muito. Só que, censurados à nascença, não falamos do que nos dá prazer e a morcela da Guarda é fonte de grande fruição gustativa. Eu só de dizer isto já estou a salivar. No fundo, gostamos de sangue. De porco, claro. E do pão nosso cada dia. E de cominhos. E de grelos, pois acompanhamos a morcela tostada com um fio de azeite e grelos viçosos.
Gostamos de morcela e não nos devemos envergonhar disso. Alambazamo-nos com ela, contra todas as recomendações médicas. Mas que se lixe: festa é festa! Agarramo-nos à tripa cheia de sangue e pão - a que chamamos morcela - e transfiguramo-nos. A morcela faz-nos bem à alma (que é um animal de bom gosto!). Dá-nos alegria e isso nos tempos que correm é uma grande… alegria! Não tenhamos, pois, reservas contra a morcela da Guarda. Ela é única, ela é uma peça de arte gastronómica.
Temos que dizer isto a toda a gente: a morcela guardense é a melhor que há. Nalguma coisa havíamos de ser os melhores. Pois bem, somos os melhores a fazer e a comer morcelas. Mas não podemos desfrutar deste privilégio como se vivêssemos em clandestinidade. Não sejamos egoístas e demos conhecimento ao Mundo de que a nossa morcela é património por classificar. É sabor de interesse público. Crie-se, então, uma confraria para proteger e divulgar a morcela da Guarda. Se a confraria der muito trabalho (eu prefiro comer) arranje-se um clube de amigos da morcela ou outra colectividade qualquer. Cultural, pois é de cultura que falamos.
A morcela deve ser acompanhada por bom vinho tinto, dos grelos já falei. De preferência, comamos a morcela acompanhados de amigos. A morcela (ou será o vinho?) aproxima as pessoas. Aproximemo-nos uns dos outros. Façamos festas a pretexto de uma boa morcela.
Viva a morcela da Guarda e arredores! Comedores de morcela, uni-vos!"

Sem comentários:

Enviar um comentário