sábado, 6 de fevereiro de 2010

Origens

A morcela é um enchido sem carne, recheado principalmente com sangue coagulado e arroz, de cor escura característica. Existem muitas variedades em toda Península Ibérica e na América Latina.
Segundo o filósofo grego Platão (Mithaïcos, 428 a.C.), a morcela foi inventada pelo grego Aftónitas.
Em Portugal é um prato típico, sendo possível encontrá-lo em diversas regiões. A morcela confeccionada na região da Guarda é reconhecida como tendo grande qualidade, assim como as dos Açores e de Portalegre. É temperada com diversas especiarias, contando-se entre elas os cominhos e o cravinho, que emprestam uma grande intensidade ao seu sabor. Pode ser servida assada, cozida ou fria. É frequentemente utilizada como complemento ao cozido à portuguesa, às favas com chouriço e à feijoada.
Podem ainda distinguir-se alguns subtipos de morcelas, tais como a morcela achouriçada (com vísceras de porco e toucinho), a morcela de arroz (com grãos de arroz), a morcela doce (temperada com pimentão) e a morcela de farinha (ligada com farinhas diversas).
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Morcela"

2 comentários:

  1. Como um dos confrades fundador da confraria do bucho raiano do Sabugal,apraz-me registar que mais um grupo de aegitanienses ponham mãos á obra e se organizem para a criação de uma confraria da famosa e saborosa Morcela da Guarda.Desejo sucesso na empreitada, pois o produto é bom e se houver reunião de esforços a confraria nasce.Parabens aos mentores da ideia.
    Jose Morgado

    ResponderEliminar
  2. Onde posso consultar e obter uma cópia dos estatutos da "Confraria do Bucho Raiano"
    A. Oliveira

    ResponderEliminar